domingo, 29 de abril de 2012

Por um mundo melhor.


"...de tanto ver triunfar a mentira e a falsidade, tenho até vergonha de ser honesto." RUI BARBOSA.
Quantas vezes ouvimos em nosso cotidiano, em conversas com amigos, na escola, no trabalho, nas ruas, nos meios de transportes, comentários sobre decepções com amigos, amores, parentes, pessoas; nos decepcionamos com as atitudes negativas, palavras que magoam, fatos que surpreendem. 
Até quando teremos que nos acostumar ou aceitar estes hábitos incoerentes e negativos em meio a uma sociedade que tem à sua frente todas as ferramentas para ser uma sociedade melhor, um mundo melhor? A evolução dos tempos e do mundo, podemos dizer até do universo, cooperam para que isso aconteça.
Temos hoje ao nosso alcance todas as coisas que num passado longínquo era peculiar apenas dos que eram mais abastados financeiramente; a mídia nos traz todo conhecimento do mundo, dos acontecimentos, a internet traz o mundo para dentro de nossas casas, podemos conhecer o mundo através dela, sem sair de casa; jornais, revistas, tudo nos traz conhecimento do mundo.
O ser humano é, humanamente falando, dotado de qualidades e defeitos; mais defeitos que qualidades talvez; mas o passar dos dias, o amadurecimento nos dá oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores para um mundo melhor.
A paz, a harmonia, a fraternidade deveriam ser nosso segundo maior bem comum ( o primeiro é a vida); zelar pela paz entre os povos, entre as nações, entre os seres viventes deve ser nosso maior intuito; a harmonia entre as famílias, colegas e vizinhos deve ser o princípio da paz; amar ao próximo como a ti mesmo deve ser um lema a ser seguido porque nisto está a paz e a harmonia.
A nós foi dado dois caminhos, duas escolhas, duas opções: o bem e o mal. Embora ambos estejam ligados dentro de nós, temos, por opção escolher qual deles prevalecem em nosso dia a dia. 
Ao amadurecer, o ser humano passa a conviver, por experiências próprias,  situações e fatos que o fazem refletir sobre tudo e todos; passamos a ter a ciência da vida, do conhecimento, das verdades; passamos a pensar mais antes de tomar qualquer decisão, antes de falarmos ou darmos opiniões; passamos a agir de forma diferente àquela que agiríamos quando mais novos, a tratar as pessoas de forma mais humana, mais justa.
O homem, com apenas uma palavra, transformou-se num ser egoísta e desumano, quando permitiu que a ambição pelo poder e pelas riquezas tomasse frente à igualdade, ao amor e ao respeito ao próximo- a ambição.
Por causa da ambição, a trajetória do mundo imaginado por Deus e desejado por alguns homens, foi alterada;   por dinheiro e poder os homens criaram guerras, ofensas, mortes e atrocidades. Nada mais interessa ao homem que o poder e a riqueza e, em função disso, ele passa por cima de quem quer que seja.
Viver já não é mais o suficiente, ter o pão de cada dia tornou-se pequeno demais, ter o suficiente para sua sobrevivência e da família já não é mais importante; deseja-se mais e mais, cada vez mais, sem ao menos perceber que, de nada adianta angariar tantos bens e perder a paz.
Todos corremos para alcançar objetivos, para satisfazer desejos, para ter uma vida decente; mas nada disso é motivo para desprezarmos o próximo, para sacrificarmos vidas, para olharmos ao nosso redor com desdém.
A vida nos permite aprender, nos dá na vida real, experiências vividas que podem nos conduzir a ser melhor; temos que olhar ao nosso redor com o mesmo amor que olhamos para os nossos; somos um só num mundo feito para apenas duas passagens : a vida e a morte.
Vemos hoje, homens milionários que, com certeza, passaram por cima de muitos para juntar sua fortuna, mas que não têm paz, alegria; não tem amigos sinceros, não têm confiança; todos os que o rodeiam, permanecem ao seu lado apenas por interesses; falta-lhe a saúde que o dinheiro não compra e em seus últimos momentos podem perceber que sua fortuna de nada impediu que partisse.
Disse Jesus : " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo."  Podemos praticar isso? Será que sabemos realmente o teor destas palavras? O homem busca em vão a riqueza e o poder, mas a maior riqueza do homem é ter paz entre os seus; saúde para usufruir do seu trabalho; e felicidade para viver todos os seus dias na terra em harmonia com todos.
Lutar por um mundo melhor; é tudo aquilo pelo qual devemos sofrer; mudar os conceitos que excluem, manter os valores que nos fazem bem, manter os preceitos de amor,  paz e harmonia entre os homens.  Lutar para que o mal que existe dentro de nós não prevaleça, mas que o bem, este sim, seja emanado na terra.
Um mundo melhor está no amor ao próximo, na fraternidade, na tolerância, na harmonia entre todos.
Não veja a fome, a miséria,a guerra e a violência como coisas comuns e do cotidiano; combata todos estes fatos sociais como você pode; faça pouco, mas faça. Descruze os braços da sua consciência, pratique o bem; cada um fazendo a sua parte e aquilo que está ao seu alcance, com certeza, iniciaremos um mundo melhor para as novas gerações.
Importe-se mais com as coisas substanciais, abandone as coisas fúteis; valorize as pequenas e sutis coisas da vida, nelas encontramos, sem perceber, os maiores bens que o homem pode ter. Para apreciar a vida e tudo o que o mundo nos proporciona de melhor, muitas vezes, temos que olhá-lo com olhos de criança.
Ver a vida com simplicidade, as pessoas com humildade, a natureza na sua supremacia, é um dos mais belos dons que o homem pode ter; para tanto é preciso crescer; crescer como SER, crescer como HUMANO, crescer como um ser digno de ser admirado.
Por um mundo melhor muitos lutaram, e não foi em vão; este mundo está por vir, adiante de nós, basta permitirmos que a cada minuto de nossas vidas, nossas atitudes sejam revistas e melhoradas. Não existem fórmulas, apenas escolhas do que melhor fazer para o bem de todos.
Um mundo melhor se faz de pessoas e da natureza; conservá-los é o princípio de tudo. Plantar uma semente de paz e harmonia é um dever de todos.
Falar, escrever...muito fácil...o difícil é praticar...ATITUDE!








Por : Fátima Alcântara

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial