domingo, 26 de fevereiro de 2012

As Piriguetes.

PIRIGUETES - A palavra em epígrafe surgiu nas periferias de Salvador (BA); nasceu da junção das palavras "perigosa" e " girl " (garota em inglês). Como a pronuncia seria complicada, adaptaram o termo " perigirl " para o hoje popular, periguete ou piriguete.
O termo se tornou tão popular nacionalmente que foi até mesmo adicionado ao dicionário de português. Segundo o dicionário, piriguete significa garota ou mulher que não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um (não é bem qualquer um, mas um que tenha beleza e se não tiver, tem que ter dinheiro)
A palavra tem vários significados, dependendo do contexto em que está inserida e até mesmo do ponto de vista de quem a pronuncia.
Geralmente quando se fala no termo piriguete, automaticamente, vem a mente o estereótipo de : assanhada, vagabunda, pilantra, aproveitadora, biscate, mulher fácil, aparecida, interesseira, etc...
Existem algumas mulheres que até assumem e se orgulham de receber o título porque acreditam que o termo as classifica como : feministas e descoladas. Elas mascaram para não admitir a real condição.
É claro que para os homens, a imagem destas garotas é interessante e vantajosa; quem não gosta de ver estes corpinhos quase nus, andando pelas ruas para serem olhadas " de grátis". Nem precisa comprar Playboy.
Por causa da elevação do conceito de beleza que a mídia impôs nas cabeças incautas das mulheres, elas resolveram adotar um estilo, muito subversivo, diga-se de passagem, para atrair os homens em geral; muito embora, essa atração não seja nada positiva e favorável, porque os homens que as cercam já vão com segundas, terceiras, etc..intenções.
É evidente que isso é uma cultura já exacerbada pelo populismo, mas que advém de outras culturas milenares sobre a sedução feminina; em verdade, perdeu-se um pouco a concepção de que a conquista tenha que ser feita não pelo exterior, mas pelo conteúdo (coisa que as piriguetes não têm).
O efeito exagero também é muito evidente em todos os aspectos do cotidiano pirigueteiro; roupas, acessórios, linguagens, comportamentos, redes sociais, interesses, etc...

Como identificar uma piriguete?

Roupas coladas, decotadas, curtíssimas, extravagantes, bijuterias em demasia e maquiagem pesada; usam a sensualidade como arma preponderante na conquista de seus objetivos (a cobiça dos homens), precisam estar atraentes 24 horas por dia.
A piriguete não valoriza intelectualidade, preocupa-se mais com status, dinheiro e imagem; na vida sexual, seu conceito é de que sexo é coisa banal que pode ser feito a qualquer hora com qualquer pessoa. Assim, por aqui podemos denominar este termo com melhor propriedade : VULGARIDADE!
O quê um homem pensa ao ver esta imagem? Hummmm...eu que sou mulher (e amoooo mulher) penso:
"Quero ir pra cama com ela."  Imaginem os homens, o que vão pensar? Em casar com ela pra constituir uma família?  Pra pensar!
O mais interessante na piriguete é que ela não sente frio:
Dentro destas expectativas, podemos depreender que a desvalorização das mulheres começam por elas mesmas; a busca constante de status, imagem e dinheiro não pode ser considerado um ideal de vida, mas um estilo passageiro e inconstante. Bons valores não podem ser considerados em sua uniformidade como os nossos apenas, mas aqueles que universalmente são estabelecidos para um padrão único de preceitos de uma sociedade.
Embora a diversidade de estilos existentes no Brasil são uma mistura de culturas e hábitos, há um conceito moral padrão para preceituar a moral e os bons costumes. Mesmo com a evolução dos tempos há um parâmetro que nem mesmo a evolução consegue derrubar e é este parâmetro que é colocado em dúvida pelas atitudes das piriguetes.
O homem ideal para a piriguete é : Bonito e rico; inteligência não é exigível nem importante; só o que precisa entender é que elas talvez não sejam o ideal destes homens, não para casar (para transar, quem sabe); mas ainda podemos contar com alguns homens que valorizam algo mais numa mulher, além de " corpos sarados e caras bonitinhas".



Por : Fátima Alcântara


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial