sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Capitalismo....escravidão disfarçada!

Acordar lá pelas 5,6 horas da manhã; tomar um banho rápido, trocar-se correndo; sair de casa ainda sonolento, com o corpo todo quebrado; pegar condução lotada; trafegar por quase duas horas num trânsito ferrado todos os dias de segunda a sexta e alguns até sábado. Ficar preso dentro de um local de trabalho, ouvir desaforo de chefe ou patrão; colegas de trabalho, puxa-sacos, te espezinhando o tempo todo; e chegar no final do mês, perceber que o que você ganha, mal dá pra pagar as contas do mês; sair, curtir e gastar com bobagens, nem pensar. Sair do trabalho as 18,00 horas; sair novamente correndo pra tentar pegar a condução mais vazia; chegar em casa quase duas horas depois, muito cansado; alguns ainda farão muitas coisas em casa, principalmente as mulheres que são casadas e tem filhos; fazer janta, cuidar dos filhos, dar atenção ao marido, etc...; isso quando ainda não tem a faculdade que vai até as 23,00 horas e só depois de quase duas horas é que chega em casa amarrotado já.
" ...trabalhar para garantir sua sobrevivência não é o suficiente para fazer alguém feliz se este alguém gasta 8 horas por dia em algo que , em si mesmo, não tem nenhum sentido...exceto ganhar dinheiro." Erick fromm
" O trabalho dignifica o homem!" - é claro que o trabalho é um ato necessário para sobrevivência do homem, isso devido ao sistema que não permite que o mesmo faça diferente; se alguém dedica sua vida aos estudos, ao conhecimento, aos planejamentos, ou coisas similares, estes atos são conhecidos como ócio e essa pessoa é conhecida como vagabundo.
Não há como sobreviver sem trabalho; mas isso é uma imposição do capitalismo; é claro que em todo tempo algo tem que ser feito, nada cai do céu nem mesmo aos que têm uma vida  financeira equilibrada; se não fizerem esse dinheiro multiplicar, logo se acaba.
Mas, dedicarmos praticamente todo nosso dia ao trabalho, com o mínimo de tempo para o lazer, a família, os estudos, etc...nos faz refletir sobre qual a diferença entre o capitalismo e a escravidão. Isso sem contar as poucas horas que temos para descanso, ou seja, dormir.
De acordo com a medicina, temos que dormir no mínimo 8 horas ao dia para recuperarmos a energia gasta e nos recompor para o dia seguinte; quem consegue dormir 8 horas ao dia, acordando 5 horas e indo dormir meia noite?
O sistema capitalista fala de uma busca constante de lucros e crescimento comercial e seu objetivo principal é o enriquecimento e o acúmulo de capital; seria no mínimo muito bom se isso fosse para todos, mas infelizmente isso á para poucos e às custas de muitos.

Não se quer com isso, sair em defesa do socialismo, não; apenas mostrarmos os dois lados e tentarmos encontrar um equilíbrio justo para todas as sociedades. Deseja-se apenas mostrar neste sistema, pontos que são cruciais no desenvolvimento econômico financeiro que trazem a desigualdade social, fator preponderante em países capitalistas.
Diferenças entre o Capitalismo e o Socialismo
Pelo quadro acima, pode-se perceber as diferenças entre os dois sistemas; o enriquecimento e a desigualdade no capitalismo em contrapartida com a igualdade e a submissão ao Estado no socialismo; nos dois sistemas há pontos fracos e divergentes que podem de qualquer forma tornar uma sociedade em desequilíbrio por uma coisa ou outra.
É possível fazer-se uma análise mais profunda, porém é de conhecimento de todos, toda a história deste sistema que impera em nosso país; de certa forma, ficamos sem muitas opções de escolha. Na minha visão, há apenas uma fórmula ideal, mas impossível : -todos os homens (ser humano) aniquilar de si mesmos a ambição e ganância para permitir justiça entre todos; não para que todos estejam no mesmo patamar, mas que todos possam ter sua sobrevivência estabelecida sobre o mínimo de decência possível.
Que não vejamos a fome, a miséria, os sem-teto, aqueles que vivem em estado de pobreza, trabalhadores que sobrevivem com salários absurdamente míseros que não cumprem com a determinação constitucional das garantias pelo bem estar social.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial