sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

" Um anjo e um demônio "

Se é que se pode compreender esta frase ou até mesmo aceitá-la, não sei, uma coisa é certa: É uma verdade.
Desde os primórdios, com a criação, a constituição do homem é um compêndio de diversidades; entre alma, corpo e espírito, existem muitas outras características interiores que o transformam em algo celestial e ao mesmo tempo demoníaco.
Há de se pensar primeiro na criação: Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Isso é o que disse UM HOMEM, mas...há controvérsias.
Deus, como é conhecido de todos (se bem que ninguém realmente o conheceu ou viu) é puro, santo e imaculado; como então poderia ter criado um ser à sua semelhança com tantas características "pecaminosas"? Ou ele não é tão santo, puro e imaculado assim como pensavam nossos antecessores?
O fato de o homem ter conhecido o tal "pecado" comendo do fruto proibido é uma coisa um tanto contraditória - explico: Se havia em meio ao jardim do éden a tal árvore que produzia o fruto proibido, para quê então Deus a colocou lá? Se ele é puro, santo e imaculado, porque então plantou a árvore do bem e do mal?
Significativo isso, porque na árvore havia o bem e o mal. Então, podemos depreender que, Deus tem domínio sobre ambos. Qual seria então sua intenção ao plantá-la lá? Testar o ser de barro que ele mesmo fez?`
Para ser mais contraditório ainda, no texto bíblico tem um versículo (que não me lembro agora e também não é relevante aqui) que diz que Deus fez o bem e criou o mal. Pra pensar!?
Complicado isso, já que ele criou, mas se esqueceu de tirar do homem a liberdade de fazer algo sem antes pedir autorização.
E para piorar a situação, o homem, depois de comer do fruto proibido ainda culpou Eva por isso; quer dizer: a mulher é sempre a culpada pelo fato de o homem ter errado.
Mais revoltante ainda foi a pena, que nos acompanha até hoje, que Deus deu para o "erro" da mulher, ou seja - sofrer dores de parto! Vai se f....hein.
E ainda para completar todo o efeito bombástico que o homem provocou, Deus expulsa ambos do paraíso pra se f... na terra.
Foda isso! Que culpa temos nós de o homem não ter estrutura para tomar suas próprias decisões e ainda ser covarde? Bastava assumir seu erro sem por no...das mulheres.
E mais adiante, lá vai Deus tentar consertar a cagada...faz um novo acordo com o homem e para que seu pensamento se concretize, resolve matar todos aqueles que não acreditam nele.
Manda Noé fazer uma arca, afoga todo mundo no profetizado dilúvio e...boommmm... lá vem de novo o homem pecador. De nada adiantou estas tentativas frustradas para consertar uma coisa que não tinha conserto.
E cá estamos nós, até os dias de hoje, esperando que o homem se conserte; nada que a esperança não consiga manter, mas até acreditar, isso é uma outra história.
E hoje, nos dias atuais, ferrenhamente, parece que toda tentativa divina de nada adiantou porque o que mais vemos é a decadência humana no dia a dia.
E parando pra pensar nisso, pergunto eu a Deus : Qual era sua intenção ao criar o homem; será que não teria sido melhor criar só os animais?
E aí, começo a refazer novamente a trajetória da nossa suposta existência; Deus na sua constante briga com o capeta, só fez uma coisa: nos fudeu.
O capeta está lá, passeando sobre a terra; Deus não contente com toda a merda acontecendo entre os homens, desafia o bilifuti a testar o coitadinho do Jó, que nada sabia da desavença dos dois.
Lá vai o chifrudo acabar coma raça de Jó, só pra satisfazer o ego de Deus, que sabia que Jó o adorava. " Vai, lá esta meu SERVO Jó e verá como ele me é fiel."
Coitadinho de Jó. Diz o texto bíblico que o chifrudo vermelho foi lá, fez com que a mulher de Jó o abandonasse, seus filhos morreram, perdeu toda sua riqueza e o que é mais cruel : ficou com uma doença na pele como lepra, se coçando com cacos de telha, largado nas ruas sem nada, nem mesmo suas próprias vestes.
Revoltante! Só pra satisfazer o ego de vossa majestade.
É aí que paro para refletir : ou Deus não é nada daquilo que imaginamos, ou o texto bíblico é pura fantasia. Dá pra imaginar um Deus assim?
De tudo isso, só podemos entender que, o bem e o mal estão dentro de cada um de nós; em alguns em menor proporção ou força e em outros intensamente preponderante.
A filosofia do Ying-yang ( a junção do bem e do mal) é muito desprezada pelos cristãos mais fanáticos, mas tem nessa conclusão sua veracidade.
O homem é constituído sim, do bem e do mal; dentro de cada um de nós existe um " anjo e um demônio"; ninguém é totalmente mal ou totalmente bom e muitas das vezes tem aqueles que até conseguem ser totalmente MAUS.
A verdade é que ainda assim, me ponho a pensar se fosse contrário disso, será que a vida seria tão interesssante? Sinceramente? Não me vejo no céu, toda quietinha, comportada, sem falar meus palavrões e putarias (adoro)...nem me vejo sem sexo...
Então, só me resta me conformar que eu não chegarei nem na soleira do portão celestial...vou direto fazer companhia pro capeta. E ainda me pego pensando : - quando chegar lá, acho que ele nem vai me aceitar com medo que eu tome o trono dele.
Na dúvida...o melhor de tudo isso é nem pensar, deixar rolar...
Se eu conseguir entrar no céu, alguma coisa está errada; se eu for expulsa do inferno, pode ter certeza, Deus terá muito trabalho ainda!




Por : Fátima Alcântara



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial