sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mundo virtual em movimento....

É incrível como a evolução dos últimos tempos vem transformando nossas vidas num  conglomerado de redes de relacionamento interpessoal; nestas redes colocamos à disposição de todos ou quase todos, nossas vidas, nossas particularidades, nossos pensamentos, nossas frustrações e nossas alegrias. Interessante ressaltar que, uma famosa figura, nos tempos de hoje, já literária, a "vizinha fofoqueira", não é mais tão presente já que estamos expondo nossas vidas para quem queira ler nas redes sociais, poucas vezes com restrições; já que para alguns mais experts em mundo virtual, não é tão difícil assim invadir estas redes.

Este universo tão complexo e muitas vezes dispendioso, nos oferece a incitação para aquele sentimento universal que a todos domina por natureza, chamado curiosidade; seja ela qual for, a título do que for e de onde vier, homens ou mulheres.

Esta curiosidade nos leva a conhecer pessoas e fatos diferentes do nosso universo fechado e nos permite saber e aprender sobre o universo aberto, ou seja, o mundo. Para tanto, como tudo aquilo que nos cerca, este sistema também custa um preço; e não falo de valores reais, em moedas, falo de valores pessoais, morais e até religiosos.
A vida consiste em uma troca, em tudo aquilo que nos rodeia; assim, este avanço tecnológico também acaba por nos exigir algo em troca ; a uns 30 anos atrás  a tecnologia se limitava apenas a pequenos sistemas limitados que não iam além de um computador para digitar e guardar documentos de empresas ou textos pessoais não existindo a possibilidade de se conectar à pessoas de outros estados ou até países.

Estas redes foram criadas de tal forma que permitem a você que faça tudo, ou quase tudo, sem sair da cadeira em frente ao computador; até mesmo namorar tornou-se possível com as ferramentas que proporcionam conversas, visualizações e até mesmo um contato " mais íntimo, virtualmente " através de câmeras.
Tudo ao alcance de quem simplesmente se vê fascinado pelo mundo virtual e também foge do mundo lá fora, com todas as suas obscuridades e adversidades existentes; tudo é uma realidade virtual paralela, simulada, onde seus  avatares são preexistentes, independente da presença do usuário.
Uma de suas características principais é a possibilidade de se fazer e desfazer rapidamente; possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. 
Estas redes sociais tem diferentes níveis que vão desde redes de relacionamentos, profissionais, comunitárias, políticas, organizacionais, entre outras;  estas redes compartilham informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
Com toda esta informação e potencialidade das redes sociais, as diversas possibilidades de chegar a um determinado local, objeto ou fato por meio eletrônico, sem a necessidade de locomoção viabilizou todos os setores da vida em sociedade.
Elas nos permitem trocas de ideias, fotos, conversas, pensamentos, compras, encontros, vendas, interação, conhecimento, etc... é através destas redes que nos colocamos á disposição da sociedade em apenas um click, que participamos dos acontecimentos sociais em um segundo, que opinamos sobre fatores que influenciam na sociedade como um todo.
Quais os fatores favoráveis do mundo virtual?

O mundo virtual nos favorece e muito; viabiliza nossas vidas no cotidiano, nos aproxima mais das pessoas e do mundo, acelera todos os processos sociais em nossas vidas, nos integra numa sociedade mais atualizada e competitiva; nos permite conhecer pessoas e universos diferentes, expandir nossos conhecimentos e participar de acontecimentos distantes.
Namorar tornou-se uma forma divertida e diversa de se conhecer pessoas e iniciar também um relacionamento; mas também, transformou esse fator em algo mais frio e mais calculado; a confiança é mais complicada de se adquirir e geralmente os relacionamentos menos intensos e menos duradouros. As redes sociais também motivam o ciúme e as brigas constantes devido a proliferação da diversidade de amizades nos núcleos e redes sociais. A traição é algo que não tem freio diante da diversidade e facilidade com que as redes colocam pessoas diante de outras.
Muitas vezes, do outro lado, a pessoa pode não ser exatamente o que diz ser ou o que pretende ser; muitas vezes depara-se com verdadeiros lobos, vestidos de uma capa virtual, pela qual enxergamos apenas letras e imagens.


Essa ligação virtual entre os países, transformam-se em cifras e fazem o mundo evoluir e crescer em desenvolvimento e estratégias de economias fundamentadas em rapidez, agilidade e precisão.

A interação entre as pessoas trazem diversos benefícios, entre eles a comunicação rápida e eficaz dentro das empresas; a viabilidade dos negócios que surgem e exigem cada dia mais curto tempo e espaço. Até mesmo os empregos são incluídos em forma digital para a demanda que se faz, agilizando assim a contratação de pessoal, usando-se dados e estatísticas preliminares.

Quais os perigos das redes sociais?



Existem 4 grandes perigos nas redes sociais:

  1. Ser vítima de um predador sexual (principalmente crianças desavisadas)
  2. Assédio por parte de outras pessoas
  3. Roubo de identidade
  4. Tempo demasiado nas redes.
Crianças e adolescentes são frequentemente vítimas de pedófilos nas redes sociais; o assédio sexual e moral também são causas frequentes já que muitos podem usar as redes para disseminar fotos e fatos sem mesmo serem conhecidos; seus dados pessoais são guardados nas redes possibilitando o uso de terceiros fraudadores; e o último, mas também preocupante é o tempo em que se dispõem os usuários diante de um computador; é o tempo que pode ser usado para coisas mais pertinentes e úteis, muitas vezes é desperdiçado em redes sociais, sem que isso seja construtivo no dia a dia.
Assim como a existência do bem e do mal, necessários à nossa sobrevivência terrena, assim também, a evolução, embora nos traga também seus dois lados, se faz necessária em nosso dia a dia, já que cada vez mais ela nos exige maior agilidade em menor tempo.

A linguagem virtual :)


Aqui fala-se de uma linguagem que acabou sendo exigida por conta da necessidade de rapidez; o internetês. Essa linguagem aterroriza os professores de português; há os que acreditam que essa linguagem compromete a língua portuguesa; há os que acreditam que essa seja uma nova linguagem futurística e um novo dialeto.
É importante dialogar e debater sobre o assunto; até que ponto isto pode ser favorável ou não à nossa linguagem. A censura também não é a melhor maneira de se resolver, mas sim os limites para o uso desta linguagem.
No âmbito profissional, por exemplo, escrever-se desta forma pode comprometer todo o trabalho e inclusive, seu emprego; embora seja uma linguagem livre admitida em redes sociais nas relações pessoais particulares, esta forma é indescritivelmente proibida no meio profissional. Os erros  da linguagem virtual  são imperdoáveis tanto quanto os erros de português.

O favorecimento aos estudos 

Com toda essa tecnologia em evolução e expandindo cada vez mais suas estruturas e sistemas, temos à nosso favor, uma extensão muito maior de todo conhecimento existente no mundo ao nosso inteiro dispor num click.
Isso coopera com a natureza com a diminuição do uso do papel e nos amplia as possibilidades de conhecimento direto numa tela e que podem ser armazenados num número infinito de caracteres.
As pesquisas têm longo alcance, universais, dando assim possibilidades de maior conhecimento e absorção do que se fôssemos à uma biblioteca.
Hoje, numa era onde nos faz entendermos que nossa evolução pode chegar a um ponto surpreendente a nós mesmos, temos que perceber que toda esta tecnologia nos favorece e muito e aproveitarmos da melhor forma possível o que ela nos proporciona. Não obstante existirem as adversidades e obstáculos, existentes em qualquer lugar ou fato, sabemos que há mais benefícios que prejuízos neste tão complexo mundo chamado de : Mundo virtual!


Por : Fátima Alcântara









0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial