quinta-feira, 5 de abril de 2012

A evolução dos conceitos.

Com o passar dos anos, os tempos mudam, os valores e os conceitos tornam-se inversos e evoluem no seu entendimento; por isso, aquilo que a séculos os grandes filósofos diziam e que era loucura para os leigos, hoje estabeleceu-se como uma verdade.Não existe VERDADE ABSOLUTA; a cada verdade é preciso analisar circunstâncias e situações.


A algumas décadas atrás, se alguém andasse pelas ruas, falando sozinho : - Louco!  Agora, você anda pelas ruas falando sozinho - Está falando ao celular com o fone de ouvidos.







Você ia à uma determinada praia, onde os frequentadores fossem mais do tipo familiar e lá estava o cartaz : - Proibido usar biquínis!    
Hoje, você vai à uma determinada praia com fins específicos e lá está o cartaz novamente : - Proibido usar biquínis!  E quem pensa que não é pra se entender de forma literal, engana-se; não pode usar biquíni mesmo; praia de nudismo!














A milênios atrás, uma mulher que adulterasse era apedrejada; e pasmem! Eram apenas as mulheres! Os homens não tinham punição alguma. Séculos depois, acabaram com essa brutalidade e instituiram a lei do " adultério ".  Até funcionou no princípio e ainda funciona em alguns casos onde existe uma situação financeira privilegiada, mas aos demais, a lei acabou por cair em desuso.

 Na escola a algumas décadas atrás, o professor era respeitado como os pais e algumas vezes mais ainda; hoje...nem preciso falar nada.
A poucas décadas atrás, ser virgem era um sinal de bom caráter e um adjetivo imprescindível para as moças, principalmente aquelas que pretendiam se casar em boas famílias; hoje...a menina já cresce com vergonha de dizer que é virgem.










O mais bacana de tudo isso é que aquilo que antes era tabu por simples ignorância e falta de conhecimento, hoje já não é mais incomum; é no máximo diferente. Muito embora, ainda existam aqueles que tem dificuldades em compreender esta evolução e até mesmo aceitá-la, mas já não são tão reacionários como antes e a reação já não é a mesma.
A algumas décadas atrás, um dos maiores preconceitos do ser humano era a homossexualidade; ver duas pessoas do mesmo sexo trocando carícias  era absurdamente repreensível; hoje, o preconceito já é mais tênue. É claro que esse  " pré-conceitismo"  ainda está longe de ser exterminado, mas já alcançamos grande êxito.








As coisas mudam, os conceitos e os valores evoluem e tudo aquilo que um dia possa ter sido um tabu, um pré-conceito, hoje são apenas  coisas do passado.
Permita-se evoluir, aprender, desenvolver; abra sua mente para um mundo novo que está por vir; libere-se da opressão dos pré-conceitos do passado; seja livre; livre para pensar e falar o que pensa; livre para ser o que quer ser e fazer o que gosta de fazer.




Por : Fátima Alcântara

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial