domingo, 29 de abril de 2012

Por um mundo melhor.


"...de tanto ver triunfar a mentira e a falsidade, tenho até vergonha de ser honesto." RUI BARBOSA.
Quantas vezes ouvimos em nosso cotidiano, em conversas com amigos, na escola, no trabalho, nas ruas, nos meios de transportes, comentários sobre decepções com amigos, amores, parentes, pessoas; nos decepcionamos com as atitudes negativas, palavras que magoam, fatos que surpreendem. 
Até quando teremos que nos acostumar ou aceitar estes hábitos incoerentes e negativos em meio a uma sociedade que tem à sua frente todas as ferramentas para ser uma sociedade melhor, um mundo melhor? A evolução dos tempos e do mundo, podemos dizer até do universo, cooperam para que isso aconteça.
Temos hoje ao nosso alcance todas as coisas que num passado longínquo era peculiar apenas dos que eram mais abastados financeiramente; a mídia nos traz todo conhecimento do mundo, dos acontecimentos, a internet traz o mundo para dentro de nossas casas, podemos conhecer o mundo através dela, sem sair de casa; jornais, revistas, tudo nos traz conhecimento do mundo.
O ser humano é, humanamente falando, dotado de qualidades e defeitos; mais defeitos que qualidades talvez; mas o passar dos dias, o amadurecimento nos dá oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores para um mundo melhor.
A paz, a harmonia, a fraternidade deveriam ser nosso segundo maior bem comum ( o primeiro é a vida); zelar pela paz entre os povos, entre as nações, entre os seres viventes deve ser nosso maior intuito; a harmonia entre as famílias, colegas e vizinhos deve ser o princípio da paz; amar ao próximo como a ti mesmo deve ser um lema a ser seguido porque nisto está a paz e a harmonia.
A nós foi dado dois caminhos, duas escolhas, duas opções: o bem e o mal. Embora ambos estejam ligados dentro de nós, temos, por opção escolher qual deles prevalecem em nosso dia a dia. 
Ao amadurecer, o ser humano passa a conviver, por experiências próprias,  situações e fatos que o fazem refletir sobre tudo e todos; passamos a ter a ciência da vida, do conhecimento, das verdades; passamos a pensar mais antes de tomar qualquer decisão, antes de falarmos ou darmos opiniões; passamos a agir de forma diferente àquela que agiríamos quando mais novos, a tratar as pessoas de forma mais humana, mais justa.
O homem, com apenas uma palavra, transformou-se num ser egoísta e desumano, quando permitiu que a ambição pelo poder e pelas riquezas tomasse frente à igualdade, ao amor e ao respeito ao próximo- a ambição.
Por causa da ambição, a trajetória do mundo imaginado por Deus e desejado por alguns homens, foi alterada;   por dinheiro e poder os homens criaram guerras, ofensas, mortes e atrocidades. Nada mais interessa ao homem que o poder e a riqueza e, em função disso, ele passa por cima de quem quer que seja.
Viver já não é mais o suficiente, ter o pão de cada dia tornou-se pequeno demais, ter o suficiente para sua sobrevivência e da família já não é mais importante; deseja-se mais e mais, cada vez mais, sem ao menos perceber que, de nada adianta angariar tantos bens e perder a paz.
Todos corremos para alcançar objetivos, para satisfazer desejos, para ter uma vida decente; mas nada disso é motivo para desprezarmos o próximo, para sacrificarmos vidas, para olharmos ao nosso redor com desdém.
A vida nos permite aprender, nos dá na vida real, experiências vividas que podem nos conduzir a ser melhor; temos que olhar ao nosso redor com o mesmo amor que olhamos para os nossos; somos um só num mundo feito para apenas duas passagens : a vida e a morte.
Vemos hoje, homens milionários que, com certeza, passaram por cima de muitos para juntar sua fortuna, mas que não têm paz, alegria; não tem amigos sinceros, não têm confiança; todos os que o rodeiam, permanecem ao seu lado apenas por interesses; falta-lhe a saúde que o dinheiro não compra e em seus últimos momentos podem perceber que sua fortuna de nada impediu que partisse.
Disse Jesus : " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo."  Podemos praticar isso? Será que sabemos realmente o teor destas palavras? O homem busca em vão a riqueza e o poder, mas a maior riqueza do homem é ter paz entre os seus; saúde para usufruir do seu trabalho; e felicidade para viver todos os seus dias na terra em harmonia com todos.
Lutar por um mundo melhor; é tudo aquilo pelo qual devemos sofrer; mudar os conceitos que excluem, manter os valores que nos fazem bem, manter os preceitos de amor,  paz e harmonia entre os homens.  Lutar para que o mal que existe dentro de nós não prevaleça, mas que o bem, este sim, seja emanado na terra.
Um mundo melhor está no amor ao próximo, na fraternidade, na tolerância, na harmonia entre todos.
Não veja a fome, a miséria,a guerra e a violência como coisas comuns e do cotidiano; combata todos estes fatos sociais como você pode; faça pouco, mas faça. Descruze os braços da sua consciência, pratique o bem; cada um fazendo a sua parte e aquilo que está ao seu alcance, com certeza, iniciaremos um mundo melhor para as novas gerações.
Importe-se mais com as coisas substanciais, abandone as coisas fúteis; valorize as pequenas e sutis coisas da vida, nelas encontramos, sem perceber, os maiores bens que o homem pode ter. Para apreciar a vida e tudo o que o mundo nos proporciona de melhor, muitas vezes, temos que olhá-lo com olhos de criança.
Ver a vida com simplicidade, as pessoas com humildade, a natureza na sua supremacia, é um dos mais belos dons que o homem pode ter; para tanto é preciso crescer; crescer como SER, crescer como HUMANO, crescer como um ser digno de ser admirado.
Por um mundo melhor muitos lutaram, e não foi em vão; este mundo está por vir, adiante de nós, basta permitirmos que a cada minuto de nossas vidas, nossas atitudes sejam revistas e melhoradas. Não existem fórmulas, apenas escolhas do que melhor fazer para o bem de todos.
Um mundo melhor se faz de pessoas e da natureza; conservá-los é o princípio de tudo. Plantar uma semente de paz e harmonia é um dever de todos.
Falar, escrever...muito fácil...o difícil é praticar...ATITUDE!








Por : Fátima Alcântara

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Uma última música...


 Eu ouvi o teu sorriso nos meus sonhos e senti tuas palavras doces nos meus ouvidos; nos momentos mais íntimos do meu ser eu te faço amor, eu te abraço e beijo os teus lábios que me fazem viajar numa versão de paraíso infindo.
Eu não quero acordar e me deparar com o vazio, o nada sem você; quero continuar no meu sonho e quem sabe não mais voltar; quero sentir-te aqui bem perto, alimentando a minha alma de prazer e me fazendo sentir que o mundo somos  " eu e você ".
Quero ouvir o teu gemido no silêncio da noite, onde o prazer é único e o desejo insaciável; quero sentir os lençóis da cama molhados  e o meu corpo a escorregar sobre o seu. Num sorriso você me leva ao paraíso e me mostra um universo que só existe meu e seu; num simples toque a sutileza de fazer meu corpo estremecer e a minha fragilidade superar a fortaleza.
Eu ouvi suas palavras doces ao meu ouvido e vi o teu sorriso resplandecer como a luz do dia e descobri que isso é amor; e os meus sonhos me levaram até sua face pra lembrar você. 
Eu busquei na lua um caminho pra me levar a você e pedi que ela te trouxesse a mim; nos meus sonhos eu lembrei teus beijos e senti seu cheiro; nos meus sonhos eu busquei a vida pra continuar vivendo em sonhos o que me fez morrer acordada.
Eu ouvi um último som, um último soleado... eu ouvi um último instante, um último suspiro...uma última música...




Por: Fátima Alcântara

domingo, 22 de abril de 2012

" MULHERES - O LIMIAR DE UMA NOITE "

Em pleno século XXI, nos vemos ainda, rodeados de pré-conceitos, valores e culturas arcaicas; países que ainda preservam suas culturas e conceitos morais milenares,  desprezam uma realidade universal baseada na igualdade, no respeito à vida e à integridade moral, psicológica e física do ser humano.

O primeiro a impor a ideia de subordinação, de minoridade, de submissão e de fragilidade sobre a mulher foi o escritor do primeiro livro da bíblia sagrada. " A criação da mulher ", segundo os textos bíblicos a coloca em posição desigual e submissa à figura masculina. Ela foi criada em segundo plano, para ocupar a " função " de " auxiliadora " do homem e como genitora.

Ao longo do tempo, o homem apropriou-se desta ideia para impor sua posição e sua ideologia machista em prática contra estes seres " frágeis ". Este preconceito se exteriorizou nas literaturas, nos sermões religiosos e na sociedade em geral.
São Thomás de Aquino afirmava ser a mulher um ser " ocasional " e " acidental ". Pensamento admirável para um homem tão inteligente.  Só faltou ele dizer que " lugar de mulher é pilotando fogão ".
Outros homens extremamente inteligentes que filosofaram sobre assuntos até hoje estudados em nossas escolas, também disseram barbaridades : 
" Os homens covardes que foram injustos durante sua vida, serão provavelmente transformados em mulheres quando reencarnarem”. (Platão)
 “ A fêmea é fêmea em virtude de certas faltas de qualidade”. (Aristóteles)
Durante toda a trajetória da evolução e revolução humana, a mulher esteve sempre, muitos passos atrás dos homens; vista sempre com inferioridade e submissão à espécie (masculina) que divinamente denominavam-se " superiores " à elas.
Na Idade Média as mulheres foram classificadas de três formas: como prostitutas, bruxas ou santas servindo como modelo à virgem Maria. As prostitutas eram as que se entregavam aos vícios da carne e utilizavam seus corpos para saciar os desejos ou para ganho. As mulheres bruxas eram as que de alguma forma iam contra os dogmas da Igreja, muitas mulheres que tinham de alguma forma acesso as artes, as ciências ou a literatura padeceram nas mãos da santa inquisição.
Na Idade Moderna não foi muito diferente, renomados pensadores tiverem sua parcela de contribuição nas justificativas de sexo frágil. 
“ A mulher é um ser destinado ao casamento e a maternidade” (Rosseau) 
“ A mulher é nossa propriedade e nós não somos propriedade dela”. (Napoleão) “ Cabelos longos inteligência curta”. (Schopenhauer) 
“ Pouco dotada intelectualmente, caprichosa indiscreta e moralmente fraca”. (Kant)


É importante lembrar que na pré-história as mulheres eram sagradas; todos os deuses eram femininos. Os homens não sabiam como as mulheres engravidavam e, por isso, acreditavam que elas recebiam, diretamente das divindades, a mensagem de uma nova vida, através de seus corpos. Nessa época, os homens eram nômades, saiam para buscar alimento, e as mulheres em bandos, ficavam cuidando dos filhos, em seu lar pré-histórico.
Ao longo dos séculos as mulheres foram colocadas em uma posição de inferioridade; mesmo assim houve uma mudança cultural dos papéis atribuídos às mulheres. Muitas mulheres tiveram um papel essencial nestas mudanças e acabaram por ter seus nomes lembrados e destacados:

Anita Garibaldi “a heroína de dois mundos”; 
Betty Friedam norte – americana,  uma das precursoras do feminismo escreveu vários livros sobre o tema; 
Caroline Herschel astrônoma e matemática alemã;
Frida Kahlo  pintora mexicana;
Katharine Graham jornalista americana foi a primeira mulher poderosa da mídia e presidente do The Washington Post;
Elizabeth I, Evita Perón, Indira Gandhi, Lady Di, Madre Teresa de Calcutá, Marilyn Monroe, entre outras tiveram grande importância em diversas áreas.
  • Hatshepsut Primeira faraó da história. No começo de seu reinado não  exigiu as regalias reservadas aos faraós. Aos poucos foi testando até onde iam os limites impostos pela sociedade egípcia às mulheres.  Promoveu a inovação administrativa e a expansão comercial. Enviou várias expedições para a costa africana, no Mar Vermelho, em busca de ouro, marfim, pele de animais, entre outros.
  • Camille Claudel  era aprendiz do escultor Auguste Rodin. Esculpiu obras belíssimas e dotadas de perfeição, mas o preconceito existia também aí, pois eram constantes os questionamentos sobre suas obras. Especulava-se que era Rodin o verdadeiro escultor de tais obras.
  • Cleópatra Um dos nomes femininos mais conhecidos de todos os tempos, governou o Egito e levou os romanos Julio César e Marco Antônio à loucura e a uma rivalidade sem tamanho. Cleópatra é um exemplo perfeito do poder das mulheres, e do que ela pode fazer, apesar da aparência frágil.
  • Coco Chanel  foi uma importante estilista francesa, que estava a frente de seu tempo. Revolucionou os guarda-roupas dos anos 20, libertando as mulheres de trajes desconfortáveis, criando as primeiras calças femininas e saias mais curtas. Chanel ainda lutou para que a mulher não fosse um simples manequim, incentivando a independência.
  • Joana D’Arc Santa padroeira da França, inspirada, segundo a lenda, por forças espirituais, foi a grande heroína da Guerra dos 100 anos. Ela cortou seus cabelos e se vestiu de homem para lutar por seu país na guerra. Chegou a ser admitida no exército, mas quando descobriram que era uma mulher, a queimaram viva aos 19 anos de idade.
  • Maria Bonita   era mulher de Lampião e foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Teve coragem e resistência para enfrentar todos os tipos de dificuldades da vida no cangaço, durante oito anos, e foi ferida apenas uma vez. A vida difícil de Maria Bonita no cangaço pode ser considerada uma representação da força e coragem da mulher brasileira.
  • Marie Curie foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prêmio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenômeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Foi uma diretora de laboratório reconhecida pela sua competência.
  • Joanne Kathleen Rowling escritora de Harry Potter, mais conhecida como J.K. Rowling, foi obrigada a abreviar o nome pela editora, que admitiu que “garotos não iriam ler a obra se deduzissem que era escrita por uma mulher” Hoje, ela é a segunda mulher mais rica da Inglaterra (perdendo para a rainha), apenas com os livros dessa saga, em cerca de 14 anos de história.
  • Dandara era esposa de Zumbi dos Palmares e mãe de seus 3 filhos. Sempre participou ativamente na luta dos negros contra a escravidão. Ao falar da história do Quilombo dos Palmares, é difícil Dandara ser mencionada. É uma contradição, pois sempre esteve ao lado de Zumbi, e suicidou-se para não voltar a condição de escrava. 
  • Rosie, a Rebitadeira surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres foram obrigadas a ocupar papéis mais ativos na sociedade e na família, trabalhando em indústrias para ajudar a família e nos esforços da guerra, ou como enfermeiras ou operadoras de rádio a favor das tropas. Apesar de ser uma personagem fictícia, Rosie é um perfeito exemplo do envolvimento feminino na guerra, e que a mulher pode ser forte e corajosa sem perder sua feminilidade.
  • Maria da Penha vítima de atentados praticados por seu ex-marido, sua luta e história inspiraram a lei de proteção das mulheres em casos de violência doméstica. Devido as agressões sofridas, ficou paraplégica. Hoje é coordenadora da Associação de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência.
  • Madonna sempre foi muito polêmica e grande revolucionária da atitude feminina. Através de suas músicas e atitudes, defendia que todos devem se expressar e não devem se reprimir, encorajando assim muitas mulheres que tinham muito a dizer, mas não o faziam por medo e não conseguiam o que queriam.
  • Exemplos não faltam. Mulheres importantes, mas menosprezadas, na maioria das vezes, vítimas do preconceito através de toda a história. 
No dia 8 de março de 1857, nos EUA, Nova York,129 operárias morrem queimadas pela força policial, numa fábrica têxtil Cotton, em Nova York. Elas ousaram reivindicar redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Em 1910, o Congresso Internacional das Mulheres Socialistas institui o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, em homenagem a essas mulheres. 

Na sociedade muçulmana a subordinação das mulheres está embasada nas leis, costumes e tradições.

- a mulher só pode ter um marido, ao contrário do homem, que pode ter quatro mulheres ao mesmo tempo;

- a mulher só pode casar com um muçulmano, ao contrário do homem, que pode casar com uma mulher de outra religião;

- a mulher apenas pode pedir o divórcio em casos extremos, ficando a custódia dos seus filhos para o pai, e o testemunho do homem tem o dobro do valor do da mulher;
- a herança da mulher é duas vezes inferior à do homem.
- A maioria das mulheres vive na reclusão, poucas foram as que tiveram papéis ativos em questões públicas, embora atualmente haja uma crescente liberalização do papel das mulheres fora de casa que começou sob a influência ocidental. Em alguns países, porém, verifica-se um retrocesso aos valores islâmicos, através do fundamentalismo islâmico."

Cena lamentável e estúpida:





REGRAS QUE AS MULHERES AFEGÃS TEM QUE OBEDECER DURANTE A MILÍCIA ISLÃMICA TALIBÃ:



1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, etc.
2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um “nmahram” (pai, irmão ou marido).
3. É proibido falar com vendedores homens.
4. É proibido ser tratada por médicos homens, mesmo que em risco de vida.
5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.
6. É obrigatório o uso do véu completo (“burca”) que cobre a mulher dos pés à cabeça.
7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não usarem as roupas adequadas (“burca”) ou que desobedeçam a uma ordem talibã.
8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com os calcanhares cobertos.
9. É permitido atirar pedras publicamente a mulheres que tenham tido sexo fora do casamento, ou que sejam suspeitas de tal.
10. É proibido qualquer tipo de maquilhagem (foram cortados os dedos a muitas mulheres por pintarem as unhas).
11. É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.
12. É proibido à mulher rir alto (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher).
13. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.
14. A mulher não pode usar táxi sem a companhia de um “mahram”.
15. É proibida a presença de mulheres em rádios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.
16. É proibido às mulheres qualquer tipo de desporto ou mesmo entrar em clubes e locais desportivos.
17. É proibido andar de bicicleta ou motocicleta, mesmo com seus “maharams”.
18. É proibido o uso de roupas que sejam coloridas, ou seja, “que tenham cores sexualmente atraentes”.
19. . Os transportes públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar no mesmo.
20. É proibida a participação de mulheres em festividades.
21. É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu.
22. As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos.
23. . As mulheres não se podem deixar fotografar ou filmar.
24. Todos os lugares com a palavra “mulher” devem ser mudados, por exemplo : O Jardim da Mulher deve passar a chamar Jardim da Primavera.
25. Fotografias de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas.
26. As mulheres são proibidas de aparecer nas varandas das suas casas.
27. O testemunho de uma mulher vale metade do testemunho masculino.
28. Todas as janelas devem ser pintadas de modo a que as mulheres não sejam vistas dentro de casa por quem estiver fora.
29. É proibido às mulheres cantar.
30. É proibido a homens e mulheres ouvir música.
31. Os alfaiates são proibidos de costurar roupas para mulheres.
32. É completamente proibido assistir a filmes, televisão, ou vídeo.
33. As mulheres são proibidas de usar as casas-de-banho públicas (a maioria não as tem em casa).
Fonte: Revista Notícias Magazine, 21 de Outubro de 2001.

Na atualidade, ainda com todas essas mudanças, existem aqueles países que relutam em admitir a importância da atuação da mulher em todos os setores da sociedade; ainda mais revoltante é ver atrocidades sendo praticadas contra um ser que deve ter as mesmas oportunidades que os homens, pois sua atuação é tão importante quanto a destes no desenvolvimento sócio econômico de qualquer país. 
Ainda vemos hoje esta  discriminação sendo exteriorizada pelos homens na família, quando os respectivos " cabeças da família " agridem fisicamente ou com palavras, suas companheiras ou esposas; no trabalho, quando os patrões assediam suas funcionárias; quando homens violentam e estupram mulheres como se fossem objetos de uso descartáveis; religiões que proíbem a  atuação das mulheres em postos de liderança; a atuação da mulher na política é bem menor em relação aos homens;  namorados que sentem-se donos de suas ex-namoradas e as matam por não quererem mais o relacionamento; diferenças nos salários pagos a mulheres em relação aos homens; entre outros fatos ocorridos hoje na sociedade que luta por igualdade.
Vale lembrar que a mulher, diferente dos homens, têm diversos papéis na construção da sociedade e da família; seu papel é de suma importância para harmonizar todos os fatores que influenciam no desenvolvimento saudável da família que é o alicerce de uma sociedade no papel de educadora daqueles que farão a sociedade do futuro.
Em busca da igualdade e do respeito na sociedade, muitas mulheres sofreram e morreram lutando por seus objetivos, mostrando ao mundo que ela é condicionada à igualdade para com os homens em relação a busca de todos os objetivos que motiva o ser humano a crescer.
" O sexo frágil não foge à luta! " Rita Lee.
Em sua música " MULHER " Erasmo Carlos descreve com bravura ( vindo de um homem) as qualidades do ser MULHER com excelência.


Por : Fátima Alcântara








segunda-feira, 16 de abril de 2012

O LUXO E O LIXO.


Luxo e lixo; lixo e luxo; é possível separá-los? O luxo de poucos pode ser o lixo de muitos. As espécies iguais, desfrutam de luxos e lixos diferentes. Não há poesia nessa discrepância, não há poesia no luxo usurpando o lixo.
Enquanto milhões absorvem do luxo o seu luxo no lixo; o luxo absorve do lixo, o resto do luxo. Diferenças, divergências, desigualdades, não são poéticas, mas, consequências de um mundo em transição. Existem males que são necessários, mas que sejam os menores, estes males.
O luxo, cada vez mais luxuoso e o lixo cada vez mais volumoso faz a contradição entre seres iguais; alguns muito ricos, outros muito pobres; poucos excessivamente ricos, muitos excessivamente pobres. Aí está o efeito de uma sociedade totalmente desnorteada pela ambição de muitos em face da falta de oportunidade de milhões.
Políticos, ricos e famosos vêm o lixo como uma praga e não pensam em acabar com ela; na verdade seu luxo depende do lixo e eles sabem disso. Não importa quantos mendigos e andarilhos existem nas ruas; não importa quantos famintos estão a pedir por misericórdia; importa sim, que suas bolsas e sapatos sejam de couro alemão; que seus carrões os desfilem pelas ruas como príncipes e que suas contas bancárias estejam gordas e fartas.
Enquanto os olhos do miserável olham o horizonte sem sentido, os olhos dos poderosos e ricos olham o horizonte cheio de cifrões; enquanto os  trapos rasgados, sujos e fedorentos dos miseráveis se arrastam pelas alamedas, as finas sedas esvoaçam ao vento como lençóis belos e cheirosos.

O luxo, encanta, fascina, instiga a vontade de muitos, mas a oportunidade é quem faz a diferença; é ela quem minimiza as exorbitantes distâncias entre ricos e pobres. No luxo, alguns nasceram, outros galgaram, outros usurparam; no lixo, muitos nasceram, outros caíram e muitos foram lançados.
O luxo e o lixo; contrário do que possam pensar ambos, não estão distantes, mas ligados um ao outro; o que seria do rico se não existisse o pobre para limpar a sua sujeira? Um outro rico se sujeitaria a isso? Nunca! O que seria do pobre, se não existisse o rico, que precisasse de sua cooperação, de seu trabalho, de sua mão de obra? Um pobre teria como pagar outro pobre?
Não há proibição nem pecado em ser rico; há sim, pecado em se permitir a enorme desigualdade entre os iguais; permitir-se ter 3 ou 4 casas, quando muitos não tem sequer uma; permitir-se ver a sua mesa farta de alimentos, enquanto muitos buscam restos nas latas de lixo nas ruas. Nisso está o pecado. 
Enquanto uns poucos, por exemplo, jogadores de futebol, ganham milhões por um mês, sendo componentes de um time, outros ganham um salário mínimo (bem mínimo) por um mês árduo de trabalho. Enquanto uns poucos acumulam riquezas entre imóveis, veículos e contas poupudas; outros sobrevivem de trocados.
A suntuosidade das suas mansões, de seus carrões e iates se contrapõe aos barracos de tábua dos desabastados, de suas roupas surradas e de suas panelas vazias.
Enquanto ricos gastam seu dinheiro em coisas fúteis e banais enchendo os cofres de outros ricos, pobres lutam pela sobrevivência terrena; enquanto gastam muito dinheiro em plásticas, roupas e acessórios caríssimos,  os pobres tentam baratear seu custo de vida para adequarem-no ao salário mínimo.
O intuito não é exterminar a riqueza, mas minimizar as desigualdades.
O luxo precisa do lixo, assim como o lixo precisa do luxo.
Até o momento em que o escambo existia por simples sobrevivência, tudo estava igual, mas a partir do momento em que alguém descobriu que o seu era maior, mais importante ou mais demandado que o do outro e que, com isso, poderia lucrar; aí então surgiu o luxo usurpando o lixo. 
A ambição de ter mais e mais e o desumano sentimento de desprezo pelo sofrimento alheio fez distância entre iguais.
Uma frase do querido e polêmico CLODOVIL HERNANDES - " Todos nós serviremos de adubo para a terra, quer queiramos ou não; não entendo porquê alguns querem acreditar ser melhores que outros."
"Somos todos iguais e as nossas diferenças estão apenas naquilo que você pensa ser e o que realmente é."



Por : Fátima Alcântara



sábado, 14 de abril de 2012

O DIABO FOGE DA CRUZ...O POLÍTICO DO ELEITOR CONSCIENTE!

A muito queria escrever este texto; política é uma de minhas paixões; quem sabe um dia eu ingresse nesse mundo fascinante que é denominado arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.
O termo " política " deriva do grego antigo " politeia ". " O homem é um animal político " - Aristóteles
Para HOBBES política consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem; para RUSSEL, a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo, que é o mesmo conceito de MAQUIAVEL em seu  livro : O Príncipe.
A política sugere algumas reflexões sobre a ética numa profissão que assume responsabilidades sobre uma nação, carregando em suas mãos o poder de coerção sobre o prisma da lei.  Seu poder se aplica a relações sociais e sua atividade de defender os " amigos " e  desagregar e combater os " inimigos ".
A política baseia-se na pluralidade dos homens, nas suas diferenças; assim sendo essa coexistência implica no alcance da igualdade através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes. A liberdade é o alvo em meio a estes conflitos e não o que é justo ou não segundo HANNAH ARENDT.
A política está constantemente em nossas vidas, em todas as situações e circunstâncias;  não fazemos política apenas com o ato de votar; fazemos política quando exigimos nossos direitos sociais como educação, saúde, moradia e alimentação; fazemos política quando lutamos por um país mais justo e ideal para as novas gerações, fazemos política quando exigimos de nossos representantes que sejam honestos e usem de forma adequada e para aquilo a que foi destinado, o nosso dinheiro.
Bem sabemos que a palavra política se perdeu em seu sentido literal para adquirir a característica de  corrupção, roubalheira, falcatruas ,  e isso não deixa de ser algo real, mas temos que parar para pensar se não temos também uma parcela de culpa nesses fatos que denigriram a política brasileira.
Assim como nossa história de colonizados a independentes, carregamos ainda que a distância os resquícios de uma cultura envolta em corrupções dos homens. Mas enfim, assim como a vida de muitas barreiras, obstáculos e adversidades que esta história nos trouxe, assim também é a a nossa luta, sempre, em busca de justiça.
A cada dia que passa, a mídia, os rádios, as páginas da internet noticiam fatos que nos deixam estarrecidos; o comportamento reprovável de nossos representantes políticos terminam por transformar a imagem desta ciência em algo negativo.
É assim que vemos nossos representantes, sempre corruptos e acabamos por generalizar porque bem sabemos que a política é um jogo de interesses e os jogadores são capazes de tudo ( tudo mesmo) para alcançar seus objetivos ($$), aproveitando-se do dinheiro público, que não é pouco.
Tudo o que pensamos de um político está relacionado à coisas ruins, erradas e controversas, e para nossa infelicidade, presenciamos estas características estampadas numa tela de TV ou na internet todos os dias. Por  ser costumeiro, estou escrevendo este texto agora e ouvindo no telejornal a edição sobre uma das últimas CPI `s.
 Assim é a visão e a verdade sobre nossos políticos e para tristeza daqueles que apreciam esta ciência,  que acreditam que ela é importante para subestabelecer uma nação, um povo, que ela é o motor que impulsiona o mundo. É ela que faz tudo acontecer.
A propaganda principal em época de votação é : Voto consciente. Mas será que o voto realmente pode ser feito com consciência? E, consciência de quê?  Podemos saber ao certo a quem escolher? Ou essa frase é apenas um " tapando o sol com a peneira " ? Como distinguir entre tantos corruptos, um dentre eles que seja honesto? E será que há alguém que não tenha se corrompido em meio a este turbilhão de tentações?
Sabemos que, se alguém entra neste meio com boas intenções, ou junta-se a eles e faz seu jogo, ou é coagido de alguma forma a " ficar calado " .
Assim, a política avança nas suas intenções de poder e controle do mundo nas mãos de homens gananciosos que não medem esforços nas suas intenções.
A corrupção cresce a largos passos e agora encontraram formas dentro da própria lei de isentar-se das sanções pelos seus crimes. Provas contundentes são mostradas na mídia, processos e cpi´s são movidos, mas como sempre tudo acaba em....PIZZA.
O mais interessante é que eles próprios não percebem que essa corrupção gera a violência e esta mesma violência atinge também as suas famílias; uns matando os outros por encomenda em busca do poder monopolizado em suas mãos e daqueles que estão ao seu redor, como sua família por exemplo.
Reflexo disso são os sequestros que acontecem apenas com famílias de boa condição financeira; criaram uma máfia deste poder que proliferou e já não têm como voltar atrás. Segredos sujos os mantém uns nas mãos do outro e assim, consequentemente, suas famílias envolvidas numa teia de crimes políticos e financeiros.
A ganãncia pelo poder e por muito dinheiro, comprovadamente é e foi a destruição de muitas vidas; de nada adianta o homem angariar tantos bens, mas em troca disso perder a liberdade e a paz. A política é essencialmente nossa vida num jogo de cartas. Temos ótimos jogadores, mas sempre há aqueles que trapaceiam por simples ambição.
Nossa consciência deve estar realmente no conhecimento desta ciência e em cobrarmos dos nossos representantes maior clareza nas suas atuações, como também, descruzarmos os braços e começarmos a exercer nossa função na política.
Não podemos acreditar que não mais haverão corruptos;  não, não é isso;  se tivermos maior interesse no que acontece com nosso dinheiro e cobrarmos aquilo que a Constituição Federal  garante, com certeza, eles terão maior receio em corromper. Todas as grandes conquistas foram feitas com grandes revoluções; somos hoje um povo de paz, mas talvez exista um momento em que teremos que arregaçar as mangas para fazermos valer nossas leis e a  justiça.



Por : Fátima Alcântara












quarta-feira, 11 de abril de 2012

ORGULHO DE SER BRASILEIRO!!!


Talvez nem mesmo seja preciso dizer mais nada depois de ler o texto abaixo escrito; apenas fazer minhas colocações com o entusiasmo de uma brasileira patriota e apaixonada por seu país de origem, pela terra em que nasceu, pela pátria amada, por seu povo heroico.
Dentre todas as nações, com toda certeza, a mais conhecida, em todos os aspectos, e digo, em todos mesmo, é a brasileira; a miscigenação é sua maior característica, pois é um país constituído de diversas raças; é a mais eclética em relação a tudo; nossos costumes englobam as mais diversas religiões, costumes, valores e conceitos;  crescemos em meio a tantas evoluções e revoluções, mas sempre mantendo a nossa humanidade e crescendo com ela.

Toda a história do Brasil nos revela um povo que, embora tendo seu início, sua concepção advindas de outras nações e mesclada dos piores delas ; um povo que saiu de uma colônia para tornar-se nação;um povo que alterou toda sua trajetória traçada pelos escravizadores ; um povo que venceu a opressão de um sistema para tornar-se livre.
A beleza da sua natureza, um solo fértil e a propensão a lutar e vencer está nas cores da bandeira brasileira e o seu contexto e conjunto de uma diversidade de coisas e fatores preponderantes entre os demais.
A luta pelas conquistas, pela democracia, pela justiça. Brava gente brasileira!
A ordem e o progresso fulgurando em suas cores essa gente, este país de todos.






Por: Fátima Alcântara

Os dados são da Antropos Consulting:


1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO- 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

Texto de : Mateus Itachi Tsukyomi

































































































domingo, 8 de abril de 2012

4 Coisas que não se recuperam mais....

Existem 4 coisas que não se recuperam...

A pedra... Depois de atirada,
A palavra... Depois de dita,
A ocasião... Depois de perdida,

E o tempo... Depois de passado....


Ninguém sabe ao certo quem escreveu esta frase, mas é a mais cristalina verdade. 
Não condene as pessoas; Deus não te deu o cetro para isso;
Não diga palavras que possam machucar alguém; um dia, com certeza estas mesmas
 palavras serão seu juiz;
Não perca a oportunidade que a vida lhe proporciona para ser realmente feliz;
 pode ser a única;
Não desperdice seu tempo com coisas fúteis e passageiras; as oportunidades de real 
valor podem não mais acontecer.
A vida é curta e a cada dia sua proporção torna-se menor ainda; seja solidário 
com o seu próximo; trabalhe sua mente para que o egoísmo não tome conta de você;
 não pense que você é diferente dos demais, achando que é perfeito; saiba reconhecer 
que todos erramos de uma forma ou de outra e todos somos iguais diante de Deus;
Não desperdice o dom da palavra para magoar e ofender quem não mereça; antes, 
diga palavras de conforto e afeto; se não o podes fazer, não fale nada;
Analise com atenção as portas que a vida lhe abre; perceba se no futuro lhe trarão 
benefícios e abrace aquelas que lhe forem melhores; elas passam poucas vezes 
em nossas vidas e, algumas vezes, passam apenas uma vez;
Não jogue fora o que você tem de mais precioso que é seu tempo; use-o com inteligência 
e perspicácia; aproveite-o fazendo e plantando coisas boas; o retorno, sem dúvida 
alguma será o melhor de Deus pra você.



Por  : Fátima Alcântara