sábado, 31 de março de 2012

A VIDA COMO ELA É.

Nada acontece por acaso...ou acontece? Ninguém pode definir com certeza, se as coisas são premeditadas ou são casuais. Nós fazemos as coisas despropositadamente no cotidiano; fazemos o que temos que fazer. Será que o que temos que fazer foi planejado ou aconteceu no acaso? Alguém pode responder?
De repente  me vem à mente coisas que fiz no passado e que gostaria de ter feito diferente; atitudes que tomei, palavras que falei, situações que criei; muitas coisas me fazem desejar voltar nem que seja por um segundo àquele momento que deixou saudades, outras me fazem desejar apagar da mente aquele momento que só deixou tristeza. Enfim, a vida não é um projeto exato  mas uma colcha de retalhos, onde cada pedacinho, soma para a construção da colcha inteira; e fica aquele colorido, onde uns agradam mais que os outros.

Se há um dia marcado para algum acontecimento, não sei, mas é certo que, algo de misterioso acontece em alguns momentos de nossas vidas; momentos estes, inexplicáveis. Muitas vezes um sorriso pode ter muitas conotações : um sorriso de alegria, um sorriso de timidez, um sorriso da dor...uma lágrima também pode nos dar a mesma conotação. Assim é a vida. Ela nos dá várias conotações, umas de alegrias, outras de tristezas; ela não nos diz nada, mas nos ensina tudo; ela não é nossa companheira, mas não nos deixa sós.
A vida marcou um encontro; o dia marcado para você nascer, o dia marcado pra você morrer; depois disso, tudo é como a fruta dentro do liquidificador; é uma revolução por minuto.
Passaram pessoas por sua vida, coisas aconteceram, situações se criaram, circunstâncias existiram e você simplesmente viveu. Dizer que nada disso aconteceu por acaso? Não se sabe; não importa. Dizer que existe aquele estado de coisas chamado destino?  Dizer que tudo o que aconteceu foi planejado e premeditado por um ser celestial? Não sei; quem sabe?
Prefiro acreditar mais que a cada segundo desta vida eu crio, eu desfaço, eu me alegro, me entristeço; é apenas uma coisa criando outra, uma situação permitindo outra, é uma circunstância fazendo outra; prefiro acreditar que eu tenho que ir, mas se decidir ficar posso também usar isso a meu favor. Eu quero, mas não posso; isso também posso transformar em algo favorável.
Transformar, é isso! A vida é uma transformação de tudo aquilo que está á nossa frente, nas nossas mãos, no nosso caminho. O homem não cria; ele transforma. Um momento triste pode ser para mim a causa de muita alegria; assim como um momento feliz, pode me trazer dor.
De nada adianta filosofar, de nada adianta questionar ou tentar explicar; a vida é uma mistura mágica do lógico e do ilógico; ela não é um silogismo, mas uma incógnita. Passado, presente e futuro são o seu contexto; com o passado ela nos proporciona experiência, maturidade; com o presente ela nos proporciona acontecimentos, situações, fatos; como futuro ela nos proporciona expectativas, desejos e projeções. Assim é a atuação da vida em nós.
Assim é a vida em sua revolução diária. Revoluções por minuto!



Por : Fátima Alcântara

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial