domingo, 15 de dezembro de 2013

O Passado

Sempre que falamos ou pensamos na palavra " passado ", as pessoas tem sempre uma opinião diversa e um conceito incerto sobre o tema. Falar de passado já virou um clichê no cotidiano das pessoas, mas que é, de certa forma, impossível deixar de falar. Entre uma conversa e outra sempre surgem alguns fatos e acontecimentos que, obrigatoriamente tem que vir à tona.
Existem " frases " já pré-estabelecidas sobre o assunto que acompanham pensamentos, ideologias e conceitos de pessoas e suas experiências já vividas; passado, por si só, já define aquilo que já passou e o que já passou, talvez, não volte, o que já passou, talvez, tenha caído no esquecimento, o que já passou, talvez, não exista mais.
Alguns pensam ou acreditam que o passado deve ser esquecido, deixado lá atrás, outros que o passado está morto pois ficou num momento da vida que não volta mais, outros que o passado não acrescenta em nada, portanto, não deve ser relembrado ou remexido.
Talvez, estes pensamentos estejam todos em concordância para chegar a um fator comum, talvez, cada um, separadamente, tenha um ponto de verdade ou talvez nenhum deles esteja correto; como sempre, cada verdade, pode não ser a mesma universalmente falando, mas pode ser uma verdade em si, para quem acredita nela.
O passado, passou, mas as lembranças não. O passado foi nossa história, foram nossos anos de vida vividos, foi um dia feliz e outro triste, foi um momento bom e outro ruim; o passado foi uma evolução do nosso aprendizado, das experiências até então vividas, do conhecimento adquirido, dos fatos acontecidos, uma parte de nós.
No passado ficaram todas estas coisas, que, querendo ou não, nos construíram, nos transformaram, nos fizeram evoluir, crescer, amadurecer; mesmo em meio a obstáculos, dificuldades, êxitos e conquistas. No passado ficaram cada minuto vivido, cada sorriso e cada lágrima; ficaram fatos que somaram para que, o que somos hoje, tenha se concretizado; ou ficaram tudo aquilo, que por mais doloroso que tenha sido, nos fizeram mais sábios e fortes, para sermos o que somos hoje.
Ficaram no passado pessoas que te fizeram sorrir, mas também os que te fizeram chorar; ficaram no passado motivos pra se fazer recordar como aqueles para esquecer; alguns te arrancaram lágrimas de dor, outros de alegria; alguns que trazes até o presente, outros que foram deixados lá.
No passado ficou tudo aquilo que nos comove, se para dor ou alegria; ele é a base para o nosso presente e aquele que condiciona nosso futuro; não há presente e nem futuro sem passado, assim como nosso presente hoje será o passado amanhã.
A vida é um ciclo e este ciclo não se rompe até o momento da partida desta vida pra outra, portanto, não há vida sem passado e não há passado que não se possa lembrar. Nele ficaram peças importantes que nos construíram  para sermos o que hoje somos, ficaram momentos, circunstâncias e situações que de uma forma ou de outra somaram para que o nosso presente fosse como é.
Uma coisa é certa sobre o passado - ele encerrou um ciclo de nossas vidas - ficaram para trás, momentos, lugares, coisas e pessoas, para dar lugar à novos momentos, novos lugares, novas coisas e novas pessoas. O momento presente é o que nos importa viver e o futuro, aquele que se espera sem saber.



Por : Fátima Alcântara


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial