quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Quando eu não estiver mais aqui...

Há momentos em que para redigir um texto, preciso de inspiração, às vezes, apenas de um título ou pensamento; hoje me sobreveio falar sobre este tema devido a uma conversa com uma pessoa, onde ela me contou sobre algo que escreveu à sua família.
Não é uma carta de despedida, não...apenas palavras que não devem ser caladas. Passamos toda a nossa vida envolvidos com nossos afazeres, nossas preocupações, nossos anseios e objetivos, sem percebermos muitas vezes, que deixamos passar desapercebidos, pequenos detalhes e momentos tão importantes quanto aqueles.
Tudo, cada segundo de nossas vidas é uma peça importante que faz com que ela aconteça; sejam alegrias, tristezas, sorrisos e lágrimas, momentos bons e ruins, fases, mudanças, fatos e acontecimentos - tudo faz parte de um todo que somos nós.
Nascemos e crescemos aprendendo, desenvolvendo, acertando e errando, fazendo coisas boas e ruins, e todos estes fatos são preponderantes para a nossa evolução e maturidade.
Nesta negligência natural humana, só percebemos o real valor de algumas coisas, fatos e pessoas, quando não as temos mais; um momento de reflexão muitas vezes nos faz voltar atrás e percebermos pequenos detalhes que passam em nossas vidas e que , negligenciamos simplesmente por falta de atenção.
Durante maior parte da minha vida, tive ao meu lado todos os tipos de pessoas - tive aqueles que me fizeram sorrir e com apenas uma palavra, fazer-me sentir bem; tive aqueles que me fizeram chorar e com apenas um gesto me fazer entristecer; tive aqueles que marcaram momentos lindos, mas que partiram deixando um vazio enorme aqui dentro do peito; tive aqueles que passaram em minha vida e que sequer me lembro seus nomes; tive aqueles que pensei que iriam ser para sempre, mas que se foram tão rapidamente que nem percebi; tive aqueles que de alguma forma, pequena ou grande, deixaram um pedacinho seu na minha vida para complementar isto que hoje sou; tive aqueles que vieram para ficar, mas se foram sem deixar vestígios; tive aqueles que passaram rapidamente, mas conseguiram deixar sua marca para sempre dentro de mim.
Destes todos que por esta vida passaram de alguma forma fizeram a minha história; deram a ela sentido, acrescentaram, somaram comigo e outros me tiraram algo, mas que hoje vejo que eu apenas lhes doei aquilo que não tinham.
Nessa caminhada tão longa e cheia de segredos, conheci aqueles que marcaram minha vida e alguns que ainda hoje marcam e que levarei comigo...quando eu não estiver mais aqui.
À minha mãe querida, onde quer que ela esteja, devo tudo aquilo que sou hoje; o melhor de mim, foi ela quem formou, foi ela quem moldou. Foi ela que cuidou de mim quando eu não podia fazê-lo, foi ela quem me guiou com suas mãos nos meus primeiros passos, foi ela que com carinho me abraçou quando me machuquei um dia e foi ela também, quem lutou bravamente para suprir minhas necessidades quando eu não podia fazê-lo.
Aos grandes amigos, que fizeram parte da minha vida e que de alguma forma, cooperaram para que algumas coisas fossem melhor na minha vida, eu levarei comigo a eterna gratidão. À minha irmã querida, que durante toda a vida foi minha companheira, cúmplice e amiga, levarei comigo, no cantinho especial do meu coração e à sobrinha-filha com todo amor que pode sentir uma tia-mãe.
Aos amores que perdi, aos que se foram sem dizer adeus e aos que tive que pedir que se fossem, eu digo - fizeram-me feliz pelo tempo que teve que ser; me deram momentos bons, somaram comigo grandes alegrias e partilharam as minhas tristezas; alguns poucos, me fizeram mal, mas quando olho para trás compreendo que foram eles que perderam, não eu.
Enfim, assim como tudo na vida, restam apenas lembranças de um passado que se foi e a esperança de um futuro que está por vir; e neste caminhar que ainda tenho pela frente, espero apenas por mais aprendizado e conhecimento de tudo aquilo que a vida quiser me proporcionar.
Atravessamos este mar para chegar ao outro lado sem saber o que vamos encontrar, mas com certeza, sabemos que, o que deixamos para trás foi um longo trajeto de tudo aquilo que, somando, chama-se VIDA.
Quando eu não mais estiver aqui...lembre-se...lutei bravamente nesta trajetória para dar e ser o melhor que posso ser e se, para alguns, não o fui...não peço perdão...apenas digo : " Fui exatamente aquilo que a vida permitiu que eu fosse, tudo aquilo que a vida me ofertou e dei o máximo de mim, para dar o melhor de mim. "



Por : Fátima Alcântara


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial