sábado, 5 de maio de 2012

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS...

Não quero ser pretensiosa ao falar da vida, porque quanto mais pensamos saber, mais aprendemos que nada sabemos; da vida tudo subtraímos e dela nada levamos; quanto mais vivemos mais aprendemos e mais absorvemos.
Um dia após o outro nos ensina que não há uma fórmula para o saber, que não há regras para o viver e que não há conceito que não se possa mudar.
Hoje penso o que pensei ontem, mas alguns pensamentos já não são os mesmos de outrora; faço planos que não fiz ontem e traço a minha trajetória sem saber se assim o será amanhã.
Nasci nua, crua, sem formato; a vida, aos poucos me modelou, formulou, me conduziu; adquiri, absorvi, aprendi, evoluí; algumas coisas em mim não são minhas, apenas meu corpo, minha alma e minha mente.

A vida, meu habitat, o meio, a natureza me fizeram o que hoje sou; o que veio em mim da natureza foi se revelando aos poucos preconizado pelo que a vida moldou; minhas concepções não foram pré estabelecidas, mas foram formuladas pela vida.
Da minha genética vieram as características herdadas no sangue, mas o meu ser, a minha personalidade, formaram-se pela vida, pela experiência que ela me deu e que eu, inteligentemente, absorvi; " A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS "...a cada dia concordo mais ainda com esta frase.
À minha frente foram colocados dois caminhos e eu só tinha uma escolha a fazer, e eu a fiz; caminhando entre rosas e espinhos, escolhi o que o sábio escolheria : viver prudentemente, de forma sucinta e singela, a passos estreitos e pacientes.
Fazendo as melhores escolhas, depois de receber da vida, o suficiente para decidir por mim mesma; de tudo aquilo que ela me deu sem que prejudicasse aos que ao meu lado estavam, sem magoar ou machucar o meu próximo, escolhi aquilo que me fez bem; de tudo aquilo que ela me mostrou, sem causar danos alheios, escolhi aquilo que me trouxe prosperidade; de tudo aquilo que ela me proporcionou, sem passar por cima de alguém, escolhi aquilo que melhor me condicionou na vida.
Viver é um dom divino,saber viver é um dom natural; conduzir a vida da melhor forma possível não é para todos, mas para aqueles que não andam perdidos nas suas vaidades, mas atentos a cada detalhe, a cada instante, a cada fato.
Quando chegar ao final desta trajetória, poderei dizer sim, que absorvi e guardei da vida, o melhor que ela me proporcionou; poderei dizer sim, que respeitei ao máximo aqueles que passaram por ela ao meu lado, àqueles que, de alguma forma, cooperaram para que minha vida fosse o que é hoje.
Da vida nada se leva, mas a tudo se aproveita. Se podemos reciclar aquilo que produzimos, podemos também reciclar o que a vida nos permitiu de mal; reciclei a tudo aquilo que não me fez bem na vida; o resto, imprestável, joguei fora; aquilo que ainda pude aproveitar, moldei para que me somasse.
As escolhas que fiz na vida, de alguma forma, consegui transformar, reciclar, moldar, para que hoje pudesse ter daqueles que me vêem um olhar de admiração.
O que levo da vida não é algo palpável, de valor pecuniário, mas algo imensurável, que só aqueles mais sábios conseguem enxergar; levo da vida, comigo, o que há de melhor no viver; levo comigo, da vida, o bem maior que alguém pode ter: a lembrança na mente e nos corações de alguém que, na sua trajetória aqui, a cada dia de sua vida, marcou momentos e acontecimentos inesquecíveis e de alguém que deixou nos corações muitas saudades.

Se hoje fosse meu último dia na terra, sairia desta vida satisfeita comigo por ter tirado de muitos rostos um sorriso de alegria, de muitos corações o peso da tristeza e de muitas outras vidas a dor do sofrimento.
O que levo de maior comigo mesma não são os bens que adquiri ( porque estes perecem aqui), mas o bem maior que é a própria vida, bem vivida, dividida em coisas boas com todos aqueles que me rodeiam.
Não levo inimigos porque não os fiz, não levo o mal porque ele de mim não se aproxima, não levo a dor porque ela em mim não permanece; não levo derrota porque não sei o que significa, não levo tristeza porque não a conheço; levo apenas comigo a certeza de que fiz o melhor de mim para que tudo fosse quase perfeito( sim, quase, porque a perfeição não é perfeita sem as imperfeições).
Que cada um de nós saiba, viver a vida com dignidade, olhando não só para a frente, mas para os lados, onde permanecem também aqueles que nos acompanham nesta caminhada.
As minhas escolhas foram feitas, não egoisticamente, mas tentando, da melhor forma, não me esquecer de outros que também seguem este trajeto com as mesmas tristezas e as mesmas alegrias.
Nas minhas escolhas eu chorei, sorri, eu vivi, e o mais importante de tudo é que vivi; nas minhas escolhas caí, levantei, e o mais importante de tudo é que vivi; nas minhas escolhas perdi, ganhei, e o mais importante é que vivi; nas minhas escolhas parei, continuei, e o mais importante é que vivi; nas minhas escolhas eu me fiz.
A vida é feita de escolhas; escolhas estas que não nos são impostas, mas apresentadas; escolhas que não devem ser vistas de olhos fechados, mas com a mente e o coração abertos.



Por : Fátima Alcântara

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial