segunda-feira, 7 de maio de 2012

A SEGUNDA FEIRA.

A segunda feira, mundialmente conhecida na cultura popular como o dia mais " aborrecido " da semana, é aquele dia em que todos, unanimemente estão relaxados por causa do fim de semana que a antecede.
A bem da verdade, isso é psicológico, pois é um dia como todos os outros, sofrendo apenas a influência do final de semana que provoca uma certa " preguiça " naqueles que, após o domingo, terão que encarar uma maratona de 5 ou 6 dias de trabalho.

Eu  sou testemunha viva de que ela, algumas vezes nos dá algumas compensações; eu deveria ter colocado o segundo nome dos meus 3 filhos de segunda feira, pois os 3 nasceram numa segunda; portanto, para mim, ela trouxe compensações por ser um dia " chato ".

Esse pseudo-dia foi criado por um homem que não tinha nada melhor pra fazer na Inglaterra no início do Século X.
John Garfield, um inglês meio gordo, preguiçoso e comilão, resolveu criar um dia especial para que os empregados da sua fábrica trabalhassem ainda mais.
A semana tinha só 6 dias, e o Domingo era o dia de descanso. Garfield ficava em casa, vendo TV e navegando na internet, quando percebeu que seus lucros não eram altos o suficiente.
Descobriu, num lampejo de inteligência único e jamais repetido, que bastava criar mais um dia.
O jovem abestado gritou "Estrume!" (Eureka em inglês) e desenhou um novo Calendário, com algumas anotações embaixo.
Toda Semana, a partir de agora, terá 7 dias, sendo o Domingo o dia de descanso e a Segunda-Feira, novo dia criado, o Dia do Repensamento. Ou o dia em que você quer descansar mas tem que trabalhar.
O repensamento nada mais é do que o arrependimento dos pecados cometidos durante a semana.
O interessante é que, ao mesmo tempo que as pessoas foram condenadas a se arrepender dos pecados nessa tal de Segunda-Feira, elas também foram punidas já que esse dia também é o dia de Murphy.
Mas o destino aplicou uma grave peça no ilustre Senhor Garfield.
Na primeira Segunda-Feira do novo calendário, Garfield sofreu uma série de acidentes bizarros que culminaram com sua morte, que ocorreu após ter sido ele atropelado por um burrico com sarna, o que hoje seria algo como ser atropelado por um fusca rosa.
Além disso, milhares de anos depois, uma personagem de história em quadrinhos foi criada com seu nome.
E ele odeia Segunda-Feira.
O que existe de mais interessante sobre a segunda feira é que ela é a vítima e não nós; é um dia como todos os outros, apenas, por ordem cronológica, vem após o domingo que é o dia de dormir até tarde, reunir-se com a família, sair, passear, curtir, etc...
No domingo, já dormimos desanimados e irritados por pensar que o dia seguinte é " segunda " e que teremos que iniciar uma jornada de trabalho por ela; aí então, nos arrumamos (na maior parte do tempo, já atrasados), saímos de casa e...meios de transporte lotados, porque parece que na segunda feira, todo mundo sai de casa no mesmo horário e atrasados. Entrar nestas conduções não é o problema, porque você é jogado, empurrado ou arrastado para dentro dela; o problema é sair, sim, sair de dentro da condução já é bem mais complicado quando você  desce antes de todo mundo. Aí você tem que fazer como jogador de futebol americano....e dá-lhe empurrão!
Ainda por cima você encontra dentro dos meios de transporte, pessoas mal humoradas, odores desagradáveis, conversas chatas logo pela manhã, entre outros fatores perturbadores. E você ainda dá sorte, se você não encontrar um que insiste em falar com você e logo na segunda feira que você não está nada a fim de conversar. Para finalizar toda esta merda, quando você chega na empresa, atrasado leva logo cedo um esporro do patrão.
Para complementar o estigma da segunda feira, ficamos o dia todo rezando pra segunda feira acabar; e quando ela finda...affs....que alívio!!! Na terça feira já está tudo mais tranquilo só porque a segunda feira acabou.

Bem, ao que podemos depreender de tudo isso, coitada da segunda feira que talvez nunca seja desestigmatizada; talvez se houvesse a primeira feira, quem sabe a segunda não seria aliviada?
Aliás, olhando para os calendários históricos, a primeira feira seria o domingo que antecede a segunda; o que não muda nada, pois são apenas nomes dados a um dia que antecede outro ou posterior a outro.
Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado ou Domingo na verdade são dias comuns como todos os outros, porém, psicologicamente e da forma estabelecida pelo comércio para dias de descanso, consideramos que os melhores dias para nós são : Sábado e Domingo!
Affs...e pra completar, hoje é segunda feira....meu Deus!!!! Termina logo este dia!!!!!



Por : Fátima Alcântara


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial