quinta-feira, 24 de julho de 2014

Corrupção....??? Será que tem jeito Brasil?

Essa palavra talvez seja a de maior impacto na atual sociedade brasileira, a qual presenciamos, vimos e até mesmo, participamos, porque não dizer; uma nota de R$ 50,00 que aparece em meio ao caderninho de multas, algumas notinhas que o fiscal encontra em meio aos seus pertences dentro da loja do comerciante, milhões que são entregues dentro de uma maleta por um grande empresário a um político qualquer; todas estas situações e outras ainda maiores são as características de um país criado e domesticado por uma nação colonizadora e corrupta.
O país do " jeitinho " traz nas suas mais diversas formas o desvirtuamento de hábitos, a corrupção nos seus mais diversos setores da sociedade entre os mais diversos tipos de pessoas - ricos, classe média e pobres; ninguém fica ileso à este mal que acompanha o ser humano sem bases morais e bons costumes.
Segundo grandes historiadores a corrupção veio na bagagem da coroa de Portugal que, mesmo não querendo ficar aqui,  também, em contrapartida, não queria abrir mão do Brasil; para convencer os fidalgos de Portugal a vir para o Brasil para sua ocupação, tinham que oferecer " vantagens " tentadoras; e qual, senão o dinheiro.
É claro que corrupção não é uma exclusividade brasileira, mas importa a cada um de nós falarmos apenas da " nossa casa "; a corrupção está enraizada nos nossos costumes, em nossos hábitos e em nossas veias e é bem verdade que pouco se faz para mudar isso; contrário disso, a cada tempo que passa, mais aumenta a proliferação deste mal que provém de um país colonizador e dominador por uma política de interesses no domínio de uma terra fértil e promissora.
É importante enfatizar que em meio a toda essa corrupção advinda da coroa portuguesa deu início também a duas situações-consequência da corrupção - o Nepotismo e o tráfico de influência. São duas ramificações da corrupção que engordam com ela.
Qual o custo dessa corrupção? É óbvio que os efeitos são catastróficos; todo o dinheiro desviado pela corrupção poderia ser usado eficientemente nos gastos públicos com educação, saúde, geração de empregos, políticas públicas, etc...
Somente um economista poderia explanar de forma mais sucinta o efeito da corrupção sobre a sociedade brasileira e a sua economia.; estimativas indicam que a corrupção reduz nosso PIB em até 2,3% todo ano. Existe realmente compromisso do Brasil em combater corrupção? Existe realmente interesse em diminuir ao menos, já que exterminar é quase impossível, coisa para Deus?
Em junho de 2005 o Brasil ratificou tratado da Convenção das Nações Unidas contra a corrupção, mas a percepção que se tem é apenas de crescimento da corrupção do país. Quando se ratifica um documento internacional, torna-se obrigado cumprir estes compromissos. O Brasil está cumprindo?
O povo brasileiro tem o poder nas mãos e não sabe usá-lo; podemos, unidos, modificar esta situação e não pensem que é através de urnas - pura mentira e alienação dos maiores interessados.
A quem temos na nossa política que podemos dizer que não é corrupto? Velhos babões que já estão lá a décadas, enchendo seus bolsos e enriquecendo suas famílias; semi-analfabetos sendo usados como marionetes dos mais espertos; gerações de políticos que cresceram no ambiente corrupto de seus antecessores; se houver um que tenha realmente vontade para fazer algo em função da sociedade, será com certeza, excluído e ficará desamparado ou, convenientemente, se juntará a eles.
A sociedade pode e deve fiscalizar de forma acirrada cada ato político e cobrar cada um deles.
Como disse GERALDO PASSOFUNDO :  " A corrupção não tem fim. a determinação do corrupto para eternizá-la é mais forte do que a nossa ação para combatê-la. " 





Por : Fátima Alcântara





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial